05 maio 2013

De papo com a dupla: respondendo as dúvidas de uma leitora

Olá peoples!
Um dia desses recebi um e-mail de uma leitora, também blogueira, que se chama Laura, perguntando quem fez o layout do Uma Dupla, que editores de imagens usamos e dicas para conseguir parceiros e mais seguidores.
Bom, fiquei feliz por receber esse e-mail, pois conclui que ela curte a aparência do nosso blog, então, como sou gentil (hahaha) resolvi fazer um post para responder a essas perguntas.
Mas antes de responder, gostaria de dizer que a meta do blog Uma Dupla é a divulgação da literatura e o compartilhamento de ideias que eu (Jaque) e a Aninha temos. Concluindo: em nenhum momento nossa ideia foi criar um blog para nos tornar rycas e famosas. HAHA Tô falando isso porque, acreditem, há muuuitos blogueiros que entram nesse ramo pensando apenas em $$$$$! Já viram né?
Bom, isso não é uma indireta e sim a mais pura realidade.

Agora vamos às perguntas e suas respectivas sinceras respostas:

1 - Quem fez o layout do blog Uma Dupla? Onde posso conseguir o meu layout?
- O layout do nosso blog foi um presente da Fernanda do Olhar-Teen. Infelizmente a Fernanda não está mais fazendo layouts, por isso nem adianta entrar em contato com ela sobre esse assunto. Mas, como todo blogueiro sabe, a aparência do blog é MUITO importante, então a solução é se puder, investir em layouts comprados. Há muitoooos web-designers espalhados por aí a fora, e um bom lugar para encontrá-los é justamente na internet. Basta dá uma "fuçada" no google e se surpreender com o excelente trabalho dos profissionais dessa área. Já para quem não tem como investir alto nesse tipo de layout, a sugestão é apostar nos layouts-free que também são facilmente encontrados na internet. Busquem "layout-free" no google e encontrem grande diversidade de layouts gratuitos. E se você entender um pouco de HTML, dá pra fazer alterações nos layouts e deixar com a sua cara, assim como costumo fazer no blog Uma Dupla. E há mais uma alternativa: ganhar o layout de presente da amiga. HAHA =)

2 - Que editor de imagem usamos?
Particularmente gosto de dois editores: O Photoscape e o Pic Monkey. Minhas edições são super básicas, pois não gosto de "deformar" imagens. As únicas coisas que geralmente faço é o uso de filtros e legendas nas imagens. O photoscape é um programa que pode ser baixado na internet e, o Pic Monkey é um editor online, super útil e eu adoroooo. A Ana Maria também utiliza esses editores, pois procuramos manter um padrão de edição.

3 - Dicas para conseguir mais seguidores e parceiros?
Bom, todo blogueiro começa do zero: zero postagens, zero parceiros, zero seguidores. Com o tempo e dedicação, isso vai mudando e outras pessoas vão começar a conhecer o seu blog, acompanhar seus conteúdos e até mesmo lhe seguir. Então não acredito que haja uma mágica para conseguir mais seguidores, só que em geral, o básico é se dedicar bastante na qualidade das postagens, afinal, só irão lhe acompanhar se o seu blog for realmente interessante e bom. Quanto mais seguidores melhor, só que eu prefiro substituir a palavra "seguidores" por "leitores", afinal se essas pessoas seguem o seu blog, é porque elas o acompanham.  É muito bom ter vários leitores, para que você , blogueiro, não se sinta postando sozinho e além disso tenha o reconhecimento e amizade dessas pessoas. 
Quanto às parcerias, é por questão de amizade. Dependendo do tipo de blog, ou seja, de acordo com os assuntos nele abordado, você irá conhecer várias pessoas que também trabalham na área. Por exemplo: nosso blog é, em grande parte, literário. Graças à isso, tivemos a oportunidade de conhecer vários escritores e blogueiros, também literários, nas redes sociais. Com o tempo e com a amizade, é possível que se faça parcerias. Nós, do blog Uma Dupla, conseguimos as nossas parcerias através das redes sociais, com pessoas que aceitaram, juntamente com nós, ajudar na divulgação da literatura. Regra geral: Não se deve pensar em parcerias apenas por fins lucrativos, e sim, por uma visão cultural. Assim o resultado fluirá melhor e mais chances você terá de encontrar novos parceiros. Então a dica é começar se integrando na blogosfera e manter a amizade com pessoas que também tratam do mesmo assunto que você. Existe mais uma maneira de conseguir parceria, mas essa é imprevisível, que no caso é receber convites dos interessados em ser seus parceiros. Então uma boa dica é sempre deixar uma página para "contato" no seu blog, assim caso alguém se interesse, terá como falar com você. 

É isso pessoal. Espero ter respondido todas as dúvidas da Laura e de mais alguém que também gostaria de saber mais sobre esse assunto. Vou aproveitar esse post para dar uma dica a todos os blogueiros que começaram agora: não criem os seus blogs pensando em ganhar retorno financeiro manhã seguinte. NÃO FUNCIONA. Os lucros vêm como consequência da sua dedicação. Isso eu aprendi com a Bruna Vieira, no seguinte vídeo:



Ter um blog é uma questão de hobbie e prazer! No nosso caso, temos o objetivo de compartilhar aquilo que sabemos e além disso, de divulgar a literatura nacional, que é muito rica, diversa e importante.

Muito obrigado por tudo pessoal!
Se vocês tiverem mais dúvidas, sugestões de posts, enfim... É só mandar e-mail para:
umadupla@hotmail.com
Quem sabe "De Papo Com A Dupla" se torne tag por aqui. ;)
Espero que tenham gostado do post!
Sei que não temos (Ana e Jaque) muita experiência como blogueiras, afinal ainda são apenas alguns meses na blogosfera, mas de qualquer forma, tentei (Jaque) transmitir aquilo que aprendi nesse pouco tempo e os recursos que utilizo por aqui. 

Bjs e até a próxima.

3 comentários:

  1. Oi oi oi
    esclareceu minhas dúvidas, hahaha
    e você tem toda razão, acredito também que blogs não devem ser feitos afim de conseguir dinheiro, mas sim pelo prazer de blogar. Mas, as parcerias são boas para divulgar tanto o trabalho do blog quanto dos parceiros, estou certa?? hehehe, obrigada por esclarecer minhas dúvidas, beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssima! Boa sorte com o seu blog chuchu! Vá com amor e dedicação e logo, logo você vai ter muuitos leitores e parceiros acompanhando o seu blog. Bjjs

      Excluir
  2. Que legal o post. Vocês responderam bem legal as perguntas.

    Beijos

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.