19 julho 2013

O Guarani


Agora terei um espaço na minha agenda reservado para a leitura de Clássicos da Literatura.
Recentemente li o livro "O Guarani" e hoje estou aqui para fazer os meus comentários sobre o livro e contar um pouco sobre o que se trata, mas sem spoiler, claro!

O livro "O Guarani" é um romance indianista, escrito por José de Alencar, sendo um dos maiores representantes da primeira fase do modernismo brasileiro. Como o próprio nome diz, "Indianismo", é a fase que procura retratar o índio, como sendo uma figura heroica, em outras palavras, um "herói nacional".
O livro foi publicado originalmente como folhetim, e José de Alencar escrevia a história com base na opinião dos leitores, e por isso os rumos da história e de seus personagens, mudaram diversas vezes ao longo do desenvolvimento do romance.

Não fiz a leitura do livro publicado por editoras, e sim da versão impressa do livro em pdf, que minha professora de português encontrou na internet e imprimiu, para que fizéssemos a leitura, para um posterior seminário explicativo na escola; de qualquer forma a leitura foi ótima e não tenho reclamações.

"O Guarani" conta a história de Peri e Ceci, um índio goitacá e uma branca, filha de um fidalgo português, respectivamente. Durante toda a história, Peri se sobressai como um herói que trata "sua senhora" (Cecília) com devoção, e a defende de todos os perigos que permeiam o romance.

A ganância de Loredano (vilão interesseiro), a devoção de Peri por Ceci, a fúria dos índios Aimorés, romances não correspondidos, entre outro fatos, tornam o "O Guarani" um fascinante romance brasileiro.

O livro é dividido em 4 partes, e nelas há subdivisões. A 4ª parte, no meu ponto de vista de leitora, é a mais emocionante (até chorei durante a leitura) pois é nela que começam os desfechos para os personagens. O enredo é bem elaborado e a trama é incrível. Super indico para os leitores que gostam de histórias relacionadas a origem da história brasileira.

No mais, só se sabe o quanto é bom, lendo!
E podem ter certeza, "O Guarani" merece todo destaque nas estantes de livros por aí; inclusive, eu já o tinha citado nesse post:: Biblioteca básica, onde falei dos clássicos e fiz indicações de vários livros que merecem compor a nossa biblioteca básica.

Por hoje é só pessoal! Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre esse livro, e que meus comentários tenha despertado o interesse de leitura em vocês! E para os que já leram, peço que deixem nos comentários, suas opiniões acerca do livro.

Até mais pessoal ♥
Beijos =)





3 comentários:

  1. Nunca tinha escutado/lido falar sobre o livro, mas parece ser muito bom. Nada melhor que enriquecer a cultura com um pouco de literatura nacional, ainda mais sendo histórica.
    Com amor,
    Sara Adelino.

    ResponderExcluir
  2. Sabe aquela história: "A primeira vez a gente nunca esquece"!
    E, foi assim o livro O Guarani - José de Alencar foi o meu primeiro livro que eu li.
    E, amei tanto que sempre que posso recomendo porque é uma linda história de amor de Peri e Ceci.

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.