21 março 2013

Resenha: O Preço de Uma Lição



Os meninos são, sim, capazes de amar.
”Tem um ditado que diz que o amor é cego. É justamente o contrário. Quando você ama de verdade, é capaz de ver coisas que ninguém consegue. Falam que você não consegue enxergar os defeitos, pura mentira também! Você vê, estão todos lá. Mas vê também algo que só você pode, como lidar com eles e contorná-los. Então, o amor não é cego, ele é a maior lente de aumento que já inventaram.”
Como acontece esta coisa chamada amor? Nasce junto com a gente, mas não depende só de nós. A gente sofre e faz sofrer, ama e é amado. E com isso aprende muita coisa. Lições que trazem consequências, problemas e soluções.
O preço desse aprendizado transforma o garoto em um homem. Esta narrativa, cheia de incidentes, mostra que — ao contrário do que dizem algumas garotas — os meninos são, sim, capazes de amar.
Quais as transformações que o amor pode provocar na gente? O que ele ensina? Qual o seu preço? Acompanhe a jornada de um jovem, transformado pelo amor, à procura dessas respostas.

Quem aqui lembra do Vida de Garoto, blog da Capricho (eu não. hehehe)? Pois é, foi de lá que saiu o Federico Devito. Graças ao blog, ele percebeu que gostava de escrever muito mais do que imaginava. Apaixonado por poesia, contos e pessoas - mesmo quando as decepções aparecem - dedicou-se a escrever sobre sentimentos e relacionamentos que mexem com todos os adolescentes. Já o Gutti Mendonça é sócio de uma empresa de Web em Curitiba e, desde adolescente, escrevia em alguns sites, e assim, tomou gosto pela escrita. Após alguns namoros, um deles finalmente teve um peso e significado maior, levando-o a aventurar seus textos em um outro estilo. Começou assim a abordar temas como amor e relacionamentos. 

O livro é uma mistura da história dos dois, o que acaba dando uma sensação de "história real" beem forte durante a leitura. O livro acaba com você na dúvida de se o livro é mesmo ficção.

A obra traz a história de um garoto (sem nome) que é descrito como um rapaz lindo, super atraente, gentil, cavalheiro e educado. Ele seria o príncipe encantado, se não fosse pelo fato de ele ficar com várias garotas. Além disso, ele nunca se importava em partir o coração delas quando achava algo melhor. Durante anos, só seus próprios sentimentos importavam. Apesar de tudo, ele tem um bom caráter e bons princípios, como por exemplo, NUNCA traia uma garota.

No decorrer da história, conhecemos algumas garotas que se apaixonam por ele e logo em seguida tem seu coração partido, até que ele conhece a Juliana e se apaixona à primeira vista. Daí pra frente, o livro foca na história e no cotidiano do casal que enfrenta várias barreiras. Porém, alguns desentendimentos os leva à terminar. Desse ponto pra frente, a história se concentra no amadurecimento do personagem, mas sem deixar o romance de lado.

O final é beem surpreendente e, ao meu ver, decepcionante. O que decepciona não é o final em si, mas o fato de não se parecer com um final. Eu particularmente senti que ficou faltando as últimas 20 páginas... Por outro lado, fiquei tão surpresa com o final que recomendo a leitura só mesmo pelo fato de não ser nada do que eu imagina. Não gosto de histórias previsíveis e este livro trabalha bem o elemento surpresa. Lembrando que isto é apenas a minha opinião! A melhor parte do livro é que o assunto e acontecimentos são bem cotidianos e todo mundo já passou ou vai passar por isso um dia. :D



Autores: Federico Devito e Gutti Mendonça
Editora: Novo Conceito Jovem
Gênero: Romance; Ficção
Lançamento: 2011
Número de páginas: 366


Quem aí já leu? O que achou? :D

P.S.: Gente, eu não esqueci da continuação dos lançamentos. É que o post é muito grande e detalhado e a facul está apertada nesses últimos dias! :( Mas podem ficar tranquilas que feriado eu posto, ok? Bjookas




1 comentários:

  1. Oi, meninas
    Indiquei um selinho para vocês, lá no blog ;)
    http://eisaminhahistoria.blogspot.com.br
    Beijinho

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.