02 outubro 2013

Dicas para quem vai fazer o ENEM 2013


Oi amores!
Tudo bem com vocês?
Acho que já deu pra notar que a frequência de posts aqui no blog Uma Dupla está baixa, né?! Isso se deve ao fato de que a correria por aqui anda grande, já que tenho que conciliar aula pela manhã, treino (academia) pela tarde e cursinho pré-enem durante a noite. Me restaria a madrugada para fazer posts, só que eu prefiro dormir ZzZz! HEHE
Vou aproveitar o gancho "estudos" e dar umas dicas interessantes para vocês que assim como eu, também farão o ENEM esse ano. E olhem que já está muuuito perto!

Bom, vou começar indicando um site que, particularmente, é um dos meus prediletos para acessar e ficar por dentro das atualidades que envolvem vestibulares e ENEM.
Estou falando do Guia do Estudante, que como o próprio nome diz, é um ótimo guia para os estudos online. Por lá vocês podem até mesmo acompanhar um roteiro de estudos mensal, que eles desenvolveram para que os alunos dividissem as matérias a serem estudadas a cada mês. Pena que só resta menos de um mês para o Exame Nacional do Ensino Médio!

Outra dica importante, que aqui apresento, é a questão de não ter medo do ENEM! Muita gente vai fazer a prova temendo que ela seja um bixo papão, e muitas vezes se dá mal, tanto por ter pensando errado, quanto pelo nervosismo! GENTE, EU FIZ A PROVA ANO PASSADO, e confesso pra vocês, que durante os cinco primeiros minutos que se passaram após eu receber a prova, eu fiquei paralisada e sem concentração, daí comecei a respirar fundo e logo fui relaxando; e fiz a prova na maior leveza e sem muita preocupação. Lembrando que fiz a prova só por experiência, já que estava cursando o 1° ano do Ensino Médio, e não poderia ingressar no ensino superior. Mesmo assim, fui aprovada em Letras-Português pela UESPI. Fiquei muito feliz com a experiência e indico que pessoas que cursam qualquer ano do ensino médio, façam mesmo que seja como treineiros; vale a pena se o resultado for positivo .

Para o momento da prova, indico que levem chocolates e água, pois passar a tarde toda olhando para aquelas 90 questões, sem sentir sede ou fome, é só para não-humanos. Sair para ir beber e dar uma respirada lá fora, também é uma boa ideia, para espairecer! No mais, estudar muito ao longo do ano (isso se chama preparação) e manter a calma durante a prova!

E para finalizar, outra dica importante, levando em conta o fato de que estamos bem próximos do dia da prova, é fazer simulados online. Através dos simulados dá para treinar questões e exercitar a mente, além de descobrir se estamos realmente preparados. Existem muitos sites que disponibilizam simulados na internet, então é só da uma "googlada" e treinar bastante!

Então é isso pessoal! Dicas básicas que elaborei com carinho, tendo como base a minha experiência do ano passado, como primeiro ano em que fiz a prova. Esse ano irei fazer novamente por experiência, mas ano que vem será para valer. Se preparem para ver o blog voltado para os estudos, já que é essa minha meta para 2014! 

Beijos com carinho, e se vocês tiverem outras dicas legais e quiserem compartilhar com a gente, é só deixar nos comentários!




1 comentários:

  1. Adorei as dicas! Mas não farei enem! Mas essas dicas são ótimas e servem até para qualquer concurso público! BJS
    Juliana
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.