25 junho 2013

Biblioteca básica

Olá amantes dos livros!
Quem acompanha o blog Uma Dupla, deve ter visto que já fizemos várias resenhas por aqui, e entre elas, pouquíssimas foram de clássicos brasileiros ou universais. O motivo é que na maioria das vezes, recebemos livros de parceria, de autores contemporâneos, que também são autores de ótimos livros. Sempre nos permitimos ler primeiro os livros que recebemos de parceiros, enquanto que os clássicos, ou seja, os inesquecíveis, que influenciam e influenciaram a nossa cultura ao longo dos tempos, são colocados em segundo plano, para serem lidos após os primeiros da lista de leitura. Talvez isso não esteja certo. Talvez os livros clássicos precisam de maior espaço em nossas listas de leituras. Vale lembrar que muitos deles são cobrados nos colégios e universidades, aparecendo até mesmo nos vestibulares. Mas não é só por isso que devemos lê-los.

                “Clássicos são aqueles livros que quanto mais pensamos conhecer por ouvir dizer, mais se revelam novos, inesperados e inéditos, quando são lidos de fato.” - Italo Calvino

Além de clássicos, esses livros têm muito o que nos contar, e são importantes para levantarmos um entendimento de como era a literatura de antes.

Hoje, eu trouxe uma lista de livros clássicos, que são essenciais para nos proporcionar uma cultura razoável e melhorar o nosso vocabulário. As indicações abaixo, formam uma biblioteca básica, que cada pessoa deveria ter em casa. Essa tabela foi formulada com base nos livros clássicos que conheço, e com indicações lidas no livro "Redação Descomplicada", de Carlos Pimentel. Por isso sugiro, que para ter maior conhecimento de outros livros clássicos importantes, acessem a lista de clássicos da literatura, na Wikipédia, ou leiam o livro "Redação Descomplicada", de Carlos Pimentel, que além de outras indicações, possui bastantes informações úteis, principalmente para pessoas que pretender fazer o vestibular.
Vamos à lista:
Citei na tabela acima, os principais livros que todos nós devíamos ler. Mas claro, que na lista não foram citados todos, pois a quantidade é grande, e a imagem iria ficar muito extensa, por isso o motivo das reticências, em parêntesis.

Em breve iremos publicar, aqui no blog, a resenha do livro "O guarani", clássico brasileiro, de José de Alencar. Esperamos fazer resenhas de outros clássicos aqui no blog, afinal, clássicos são para serem lembrados, e não esquecidos.

Espero que tenham gostado desse post pessoal! E que de alguma forma, ele sirva para ajudá-lo a construir sua biblioteca básica.

Até mais mes amours!
E não se esqueçam de opinar nos comentários :)




5 comentários:

  1. É verdade, sempre acabamos deixando os clássicos de lado para ler os contemporâneos. Tenho uma meta de conseguir ler pelo menos 5 livros clássicos esse ano. É pouco mas já é um começo. Queria te perguntar, qual fonte você usou pra escrever biblioteca básica. Ficaria muito agradecida.

    leituradeumageek.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certa chuchu! As metas de leituras ajudam bastante a conseguirmos os nossos objetivos :)
      A fonte que usei foi: Amatic SC. bjinhos

      Excluir
  2. Oi, adorei seu blog! Muito perfeito! Sou nova na blogosfera então poderia me ajudar seguindo o meu blog? Ele também fala sobre temas variados, principalmente literatura. Beijos.

    http://espacodelasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. te indiquei: http://apenas-um-vicio.blogspot.com.br/2013/06/selinho-one-lovely-blog-award.html :*

    ResponderExcluir
  4. Estou com alguns clásicos para ler também... inclusive A Hora da Estrela da Clarice Lispector. Acho que sempre deixamos os clássicos de lado porque é aquela pressão sabe, ler por obrigação. Mas é sempre bom ler! HAHAH Beijos!

    elaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.