15 abril 2013

Resenha: Aprendendo a amar - e a curar


Oi gente...
Hoje vou falar sobre o livro Aprendendo a Amar e a Curar.
Eu estava em um belo sábado organizando minhas coisas e dando uma revirada no "baú", quando por obra do destino achei um livro. Só precisei folhear as 10 primeiras páginas para que tudo fizesse sentido. Era o livro Aprendendo a amar e curar de Moacyr Scliar. O interessante é que mesmo tendo lido há alguns anos atrás decidi refazer a leitura, na primeira vez me recordo de ter gostado muito, e isso se repetiu, porém, os meus conceitos, a forma geral de ver o livro e o seu conteúdo foram diferentes.

O livro inicia com o personagem principal em uma palestra para o primeiro dia de aula da turma de medicina. É muito engraçada a forma que ele inicia, bem diferente do que todos pensam, ele não fala nada do que se espera e rompe todo o tradicionalismo.

Ao decorrer da palestra ele fala sobre sua vida: a infância na cidade pequena do interior do Rio Grande do Sul, a mudança para uma grande cidade em São Paulo, a vontade de seu pai para que ele seja um médico, angústias e indecisões que passaram pela sua cabeça durante os estudos para o vestibular, acontecimentos na família, a aprovação em Medicina, as primeiras aulas, o primeiro amor; tudo contado durante a palestra.

Ele também fala sobre uma empregada que se chamava Rosa, e das reviravoltas que aconteceu na vida dela. Quando fora trabalhar em sua casa, ainda jovem, ele se apaixonou por ela, mas com as voltas que a vida dá, eles se distanciaram e se reencontraram diversas vezes.

Além disso, Alexandre intercala pensamentos de grandes cientistas e médicos, fala sobre os curandeiros e as descobertas científicas que marcaram a história.

Slides são usados por Alexandre para facilitar sua palestra e as histórias contadas, que servem como reflexão.

Eu realmente gostei muito de ter reencontrado esse livro (e agora ele está bem guardado, junto com meus outros filhos ... aha). Uma característica marcante desse livro é a sua leitura leve e relaxante, por isso, indico para as pessoas de todas as idades.

Espero que tenham gostado da resenha. Logo mais postarei falando sobre o autor.

Até mais chuchus ... ♥

Editora: SCIPIONE | ISBN: 8526245937 | Escrito por: Moacyr Scliar










7 comentários:

  1. Me interessei bastante e super curti a sua resenha <3
    Aproveitando, eu to com post novo lá no blog e ficaria feliz com a sua visita.
    http://innsideofme.blogspot.com.br/
    Beijosss

    ResponderExcluir
  2. Obrigado me ajudou Muito Parabens !! :-bd

    ResponderExcluir
  3. nossa to precisando dms desse resumo viiu...
    muito obrigado a vcs duas !!!!! i sao mt bonitas tbm vi pela foto
    ooooottiiiiimoooo

    ResponderExcluir
  4. vlw hihi me salvou muito bom!!Parabéns..

    ResponderExcluir
  5. Muito obg me salvou

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei sua resenha, sim. Gostaria de ressaltar outros pontos muito interessantes dessa história. Moacyr Scliar, o seu autor, também era médico. Por isso, fala com tanta propriedade sobre os labirintos da profissão. Aproveita a narrativa para mostrar uma das formas da luta de classes, quando traz a profissão de médico versus a curandeira, Rosa, a moça que curava com plantas. Ele se aproxima de Rosa em vários pontos, porém, o que achei mais interessante foi o fato de Rosa ter adquirido fama quando curou uma senhora contando história e fornecendo um chá. Seria Rosa uma versão popular de Sherazade? Seria Rosa uma versão popular e feminina do próprio Moacyr. Não sei, só sei que adorei tudo isso. Parabéns pelo blog, meninas. Um beijo da Paraíba.

    ResponderExcluir

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.