11 janeiro 2013

Clarice Lispector

Oie Pessoal !! =)
Hoje vamos falar um pouco sobre a incrível escritora Clarice Lispector, a autora do livro Pequenas descobertas do mundo (para ver a resenha desse livro é só clicar aqui).
Clarice Lispector nasceu na Ucrânia, numa aldeia chamada Tchetchenillk no ano de 1925. No ano seguinte sua família emigrou da Rússia para o Brasil, e Clarice nunca mais voltou à sua pequena aldeia. A sua família foi morar em Recife, onde a escritora passou a sua infância, Clarice tinha 12 anos e já era órfã de mãe quando mudou-se para o Rio de Janeiro. Desde cedo  mostrou sua paixão pelos livros.
Depois que formou-se no curso de Direito, começou a colaborar em jornais cariocas. Casou-se com um colega de faculdade em 1943. No ano seguinte publicava sua primeira obra : Perto do coração Selvagem. Tinha 19 anos e provocou espanto nos leitores e na crítica: quem era aquela jovem que escrevia "tão diferente"?  Seguindo o marido, diplomata de carreira , viveu fora do Brasil, passou a morar no Rio de Janeiro. Em novembro de 1977 soube que sofria de câncer generalizado. No mês seguinte, na véspera de seu aniversário, morria em plena atividade literária e gozando do prestígio de ser uma das mais importantes vozes da literatura brasileira.

Aí vai uma foto dela  :  )


Segundo os críticos literários, o objetivo de Clarice, em suas obras, é atingir as regiões mais profundas da mente das personagens para aí sondar complexos mecanismos psicológicos. É essa procura que determina as características específicas do seu estilo. Por isso, o enredo tem importância secundária. Mais que uma escritora ela se dizia uma "sentidora", porque registrava em palavras aquilo que sentia. Mais que histórias, seus livros apresentam impressões. Assim são comuns histórias sem começo, meio e fim

Na minha opinião Clarice é uma grande escritora, que além de contos, narra verdades, e em seus livros traduz os sentimentos mais profundos, que todos tem adormecidos dentro de si.

Kisses ... =D




0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários serão respondidos aqui mesmo.
Lembrando que comentários que desrespeitem o blog ou a equipe serão automaticamente excluídos.
A participação de vocês é muito importante, por isso, sintam-se a vontade para interagir conosco.